Powershell + SMO + XML = Powerfull


Galera,

Vou começar a mudar meus scripts a partir de agora…A grande sacada de se trabalhar com o powershell NO SQL SERVER é usar a SMO..isso eu ja tinha me tocado. Mas para os scripts se tornarem mais flexiveis e robustos quando formos passar os dados pro SQL SERVER é usando XML.

Meu amigo Fernando (XMLman hehehe) me mostrou seu blog com explicações sobre o datatype XML. Eu no começo fiquei meio ressabiado, mas depois comecei a ler seus artigos e o principal..fuçar com XML no sql server. Ele tem razão quando diz que é o futuro do armazenamento. A Xquery é meio complicada de se trabalhar mas depois que vc pega o fio da meada..pronto. É mais uma mudança de conceitos. Quando eu trabalhava com clipper, adorava o conceito row-based. Passando pro SQL SERVER isso não se aplica mais e sim o set-based. A partir do momento que você está aberto a mudanças e principalmente as testa exaustivamente ,a coisa fica simples.

Meus testes com scripts PS subindo pra XML se mostraram muito melhores, de maior legibilidade, flexíveis e robustos. A facilidade de se trabalhar no PS com o XML é muito grande.

Estes scripts que estou montando, varios "procedimentos" poderiam estar em funções. Eu não as usei para deixar ele mais legível para quem esta aprendendo assim como eu estou..mas no final estaremos compilando tudo e gerando um arquivo de funções PS bem interessante.

Intaum a partir de agora, quando possível e aplicável estarei usando datatypes XML.

Também estarei colocando aos poucos cases reais de trabalho. Informações sobre dicas, comandos…etc…tem bastante BLOG e muito bons por sinal. Vou estar fazendo isso pois é uma prática minha diária e aprendo muito assim..sempre tiro uma horinha que seja pra entrar nos sites de sql server, mas sempre procurando por cases e como foram resolvidos…fora meus estudos normais do sql server.

PS – Conto com tua ajuda Fernando pra me ajudar nas "Xqueries " hehehhe

Pra quem quiser saber mais sobre XML, segue o BLOG dele

http://fernandorsql.spaces.live.com/

 

 

About Laerte Junior

Laerte Junior Laerte Junior is a SQL Server specialist and an active member of WW SQL Server and the Windows PowerShell community. He also is a huge Star Wars fan (yes, he has the Darth Vader´s Helmet with the voice changer). He has a passion for DC comics and living the simple life. "May The Force be with all of us"
This entry was posted in Powershell. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s